CRÉDITOS

Muitas imagens que tenho em meu blog são copiadas de outros sites, a maioria sites de outros países, justamente para não ter reclamações.
Não ligo que copiem de mim, pois a net é feita pra isso, desde que, é claro coloque também os meus devidos créditos...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

APROVEITE

Um espaço quando pequeno como o nosso quarto devem ser estudados com cuidado, pois as sensações passadas por ambientes apertados ou cheios de coisas variam de confinamento à falta de criatividade na produção odas sensações desagradáveis.
Algumas soluções são bem simples de executar, por exemplo: mudar móveis de lugar, retirar objetos, mudar as cores das paredes ou dos móveis e iluminação.
vou evidenciar mais algumas dicas que sem dúvida fazem grande diferença quando aplicadas.

1. Cor
As cores têm vários efeitos sobre as pessoas, podem alterar seu humor ou fazer uma sala parecer maior. Ela esta em diversos elementos de um ambiente e isso sempre deve ser levado em conta, sempre equilibrando seus tons e quantidades, nas paredes, no mobiliário, no teto e no piso.
Em outro artigo descrevi sobre a capacidade das cores de afetarem nosso humor e como isso acontece, aqui vamos lidar com a capacidade das cores de alterarem nossa percepção espacial.
As cores claras como tons de azul e pastéis, são ótimas, essas cores aumentam o ambiente, refletem a luz e principalmente o azul claro, passa a impressão de ambiente bem arejado. Escolha com cuidado os tons de verde claro, pois podem deixar sua sala parecer de hospital. Pintar sancas, rodapés ou os batentes são maneiras de destacar um ou outro elemento, pintar o rodapé de um tom mais claro que a parede oferece profundidade a esta.
Escolha tecidos de tons claros para o sofá e poltronas também, principalmente se forem muito grandes.

2. Móveis
A escolha dos móveis bem como seu posicionamento é fundamental na hora de determinar a amplitude de um ambiente. Além do visual, temos a percepção de um ambiente amplo pela circulação que este oferece, portanto, antes de comprar aquela linda mesa de centro de 1,20m x 1,20m certifique-se de que as pessoas não estarão batendo com os joelhos nela ao se sentarem. Algumas técnicas e tipos de móveis poderão oferecer um efeito interessante.
- Proporção e Escala– Você pode amar aquele sofá de oito lugares, não adianta, se vai ocupar uma parede inteira, esqueça. Mantenha sempre a proporção e o bom senso nos elementos escolhidos, da mesma maneira que um sofá e duas poltronas reclináveis com descansa braços poderão reduzir e muito o espaço, opte por cadeiras, aquelas de acrílico, por exemplo, é um ótimo exemplo de praticidade e leveza. Aproveite de móveis multi-função como caixas que podem armazenar objetos ou revistas que fazem a vez de mesa de canto ou um baú por sua capacidade de armazenar e poderá ser uma mesa de centro. Nos quartos sofás-cama e nas salas use também mesas com capacidade de extensão, aquelas que de quatro ou seis lugares. Usar pufes ao invés de poltronas ou no lugar de um sofá de dois lugares é uma ótima solução
- Considere itens de decoração, como cadeiras ou armários, da mesma cor que a parede, isso vai mesclar o móvel com o entorno suavizando sua presença
- É interessante optar por mesas de centro, apoiadores e mesas de canto de vidro, pois permitem a passagem da luz ampliando o espaço e imprimem leveza e simplicidade ao ambiente. Busque sofás e poltronas sem descansa braços que também ampliam o campo de visão o que é determinante para se obter a sensação de maior espaço

3. Iluminação
Aproveite ao máximo a iluminação natural, essa é a regra número 1, isso vai oferecer uma sensação de amplitude fantástica. Se possível livre-se de cortinas pesadas e com tecidos escuros que causam blackout, opte por tecidos translúcidos ou persianas que te possibilitam controlar a incidência de luz.
A iluminação artificial é melhor para levar foco a determinados pontos do ambiente.

4. Limpe e Organize
Deixe o ambiente limpo e arrumado, a arrumação não é feita só em cima da mesa de centro ou arrumando milimetricamente a cama, as paredes também fazem parte, retire quadros ou porta retratos, um quadro grande é melhor.
Coleções de pratos ou de qualquer outro tipo podem ser importantes e bonitas pra você, mas raramente atrai os visitantes e são ótimos pra deixar uma sala pequena parecer menor, sem mencionar que coleções de pequenos objetos são colônias de pó. Você não quer que o ambiente tenha mais de um ponto focal, aquele que chama a atenção ao adentrar uma sala, como um belo vaso com iluminação focada, por exemplo. Aproveite e repare são os tapetes estão bem posicionados e aplique aí a famosa regra do menos é mais, você pode estar vendendo uma casa não os tapetes, eles não precisam ficar em exposição. Prefira tapetes pequenos, tapetes grandes ficam bons nos ambientes grandes.

5. Espelhos
Esse é o verdadeiro Ás nessa operação, espelhos podem causar um efeito dramático na sensação de amplitude, levando de brinde melhoria na distribuição da iluminação, e você pode contar com um número vasto de possibilidades de modelos e quanto ao posicionamento destes. Colocados no chão refletindo de baixo para cima sugerem um ambiente amplo e alto, portanto evite o contrário. Prefira as molduras finas sem muitos detalhes, a não ser que o espelho seja seu ponto focal. Aqui vale também lembrar que um espelho grande é melhor do vários pequenos, aqui o que se busca é abrir espaços, fazer com que pareçam mais amplos.
Essas são algumas dicas básicas que podem ser utilizadas, claro que o tema se aprofunda muito mais. Acredito que isto já lhe sirva na hora de vender ou mesmo se quiser uma rápida remodela em uma área da sua propriedade.
Texto de origem pelo blog: blogvaidireto.com

2 comentários:

Edna disse...

Ai adorei seus quartos, muito fofos.
uma graça. Beijo. Edna

Ypsilon Yvone disse...

tudo absolutamente lindo e encantador por aqui!
parabéns!

 
"Dona da Arte" © 2008 Template by Exotic Mommie Illustration by Dapina
Pesquisa personalizada